minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

cartuns

Cartuns de Andrício de Souza Andrício de Souza

COLABORADORES

Luiz Felipe de Alencastro

[Derrotados e vencedores, p. 11], historiador e cientista político, publicou, entre outros livros, O Trato
dos Viventes: Formação do Brasil no Atlântico Sul
(Companhia das Letras).

Armando Antenore

[Um caso raríssimo, p. 20], editor da piauí, é autor de Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia! (Edições SM). Fotografia de Pablo Saborido.

Walter Firmo

[Donas de si, p. 34], fotojornalista de origem, trabalhou nos principais veículos brasileiros e é conhecido por retratar o mundo do samba, as festas populares e por enfatizar o uso da cor. Com vários livros publicados, seu acervo está depositado no IMS Rio. Apresentação de Janaina Damaceno Gomes, doutora em antropologia social pela USP e coordenadora do Grupo de Pesquisas Afrovisualidades: Estéticas e Políticas da Imagem Negra.

Felipe Charbel

[Preparativos para o fim do mundo, p. 50] é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e autor de Janelas Irreais: Um Diário de Releituras (Relicário Edições). Ilustração de Lucas Tonon.

Gabriela Mayer

[A cova rasa do Brasil, p. 58], jornalista e crítica literária, é âncora e repórter especial da BandNews FM e criadora do podcast Põe na Estante.

Reginaldo Pujol Filho

[Construindo escritores, p. 68] é escritor, professor, tradutor e doutor em letras com especialização em escrita criativa pela PUCRS. Autor dos livros Não, Não É Bem Isso (Não Editora) e Só Faltou o Título (Record).

Homero Velho

[A ópera e o hospício, p. 78] é cantor de ópera e professor de canto lírico na Escola de Música da UFRJ.

Tarso de Melo

[Poesia, p. 86] é poeta, escritor, advogado e professor, doutor em filosofia do direito pela USP. Publicou, entre outros livros, Um Mergulho e seu Avesso (Impressões de Minas). Poemas do livro As Formas Selvagens da Alegria, a ser lançado neste mês pela Alpharrabio. Ilustrações de LP Lucas.

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.

Andrício de Souza

[Cartuns a partir da p. 12], cartunista e roteirista, publicou o livro de quadrinhos O Intestino Eloquente (Espirro).

Felipe Botelho Corrêa

[De ressentido a visionário, p. 28] é professor e pesquisador do King’s College de Londres. Sobre Lima Barreto, publicou Sátiras e Outras Subversões: Textos Inéditos (Penguin-Companhia das Letras) e A Literatura Militante de Lima Barreto (e-galáxia). Ilustração de La Cruz.

Luigi Mazza

[“Quero ser um rebelde”, p. 42] é repórter da piauí. Fotografia de Egberto Nogueira.

Bernardo Esteves

[O inimigo era outro, p. 54], repórter da piauí, é apresentador do podcast A Terra é Redonda (Mesmo) e autor do livro Domingo É Dia de Ciência (Azougue Editorial).

Allan de Abreu

[O país das falsificações, p. 64], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (Record). Colaborou Tatiana Pires.

Fernando Eichenberg

[O abismo em que caímos, p. 72] jornalista, é correspondente internacional em Paris

Ronald Lincoln

[Intruso no Ciep, p. 84] escritor, roteirista e jornalista, atualmente cobre esportes na TV Globo. O conto integra o livro Disritmia, a ser lançado neste mês pela editora Malê. Ilustração de João Pinheiro.

Caio Barretto Briso

[O pai eterno, p. 90] é repórter. Trabalhou nos jornais O Globo e Folha de S.Paulo, e nas revistas Veja Rio e Isto É.