diário da presidência
Dentro do poder
O cotidiano das conversas, negociações e preocupações do primeiro mandatário, registrado num pequeno gravador
Fernando Henrique Cardosoanais da política econômica
O ralo
Desde 2008, o BNDES emprestou o equivalente a 10% do PIB para empresas escolhidas pelo governo acelerarem o crescimento. Onde foi parar esse dinheiro?
Consuelo Dieguezvultos da cultura
O que se pode saber de um homem?
Assim como Macunaíma, Mário de Andrade, seu criador, encarna as ambivalências brasileiras
José Miguel Wisnikquestões brasileiras
No país dos caubóis
Acontecem no Brasil todo ano cerca de 1 800 rodeios – neles, peões, artistas e locutores pop star arrebatam o interior e se ressentem do descaso das metrópoles
Paula Scarpinvultos infláveis da República
Na estrada com Pixuleco
Entre facadas e aplausos, o boneco gigante do ex-presidente Lula faz sua turnê pelo Brasil
Roberto Kazanais da neurologia
O retorno ao mar
Após uma lesão no cérebro, o ator e dramaturgo Spalding Gray teve a mente tomada por fantasias suicidas associadas a afogamento
Oliver Sacksquestões geopolíticas
O mistério do Estado Islâmico
A súbita ascensão do grupo terrorista no Oriente Médio ainda está longe de ser compreendida
Autor Anônimoquestões cênicas
A mesa, a cadeira e o microfone
Spalding Gray, o artista que mudou o meu modo de encarar o teatro
Fernanda Torresesquina
chegada
Capitães da areia
Um dia quente dentro dos ônibus que ligam o subúrbio à Zona Sul carioca
Tiago Coelhocolaboradores
Angeli [Capa], cartunista da Folha de S.Paulo, lançou, entre outros livros, a antologia Todo Bob Cuspe, pela Companhia das Letras.
Tiago Coelho [Capitães da areia] é estagiário da piauí. Ilustração de Pedro Franz.
Fernando Henrique Cardoso [Dentro do poder], sociólogo, foi senador, ministro das Relações Exteriores e da Fazenda, e presidente da República por dois mandatos consecutivos. É colunista dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo, e autor de A Arte da Política – A História que Vivi, da Civilização Brasileira. O texto é um trecho do livro Diários da Presidência, volume 1 (1995–96), a ser publicado no final do mês pela Companhia das Letras.
Alberto Montt [Cartuns], desenhista radicado no Chile, é editor do blog Dosis Diarias.
Dilma Rousseff [A gente apanha por ter cão, a gente apanha por não ter cão] é presidenta da República. Seu ghostwriter não autorizado é o repórter Renato Terra, codiretor dos documentários Uma Noite em 67 e Eu Sou Carlos Imperial. Ilustração de Caco Galhardo.
Roberto Kaz [Na estrada com Pixuleco] é jornalista. Em 2016, lançará a coletânea Livro dos Bichos, pela Companhia das Letras.
Consuelo Dieguez [O ralo], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras.
Paula Scarpin [No país dos caubóis] é repórter da piauí.
José Miguel Wisnik [O que se pode saber de um homem?], músico, compositor, ensaísta e professor de literatura na USP, é autor de Veneno Remédio: o Futebol e o Brasil, pela Companhia das Letras, entre outros.
Autor Anônimo [O mistério do Estado Islâmico] é um funcionário graduado da Otan, com ampla experiência em Oriente Médio. Texto originalmente publicado na New York Review of Books. Tradução de Sergio Tellaroli.
Oliver Sacks (1933–2015) [O retorno ao mar] foi um neurologista e escritor britânico, radicado em Nova York. É autor de diversos livros, entre eles sua autobiografia, Sempre em Movimento, recém-lançada pela Companhia das Letras. O texto foi originalmente publicado na revista The New Yorker. Tradução de Sergio Flaksman.
Fernanda Torres [A mesa, a cadeira e o microfone], atriz e escritora, é autora do romance Fim, da Companhia das Letras.
María Fernanda Ampuero [Labirinto], jornalista e escritora equatoriana radicada na Espanha, é autora de Permiso de Residencia, pela editora La Caracola. Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.