questões diplomáticas
O parceiro silencioso
Biden quer distância de Bolsonaro – mas quer o Brasil alinhado contra a China
Brian Wintertempos da peste
O medo é constante, chefe
A rotina perigosa dos motoristas e cobradores de ônibus urbanos durante a pandemia
Tiago Coelhohistória pessoal
Aconteceu uma coisa ruim
O meu corpo, invadido com brutalidade pelo estuprador, parecia já não me pertencer
Adriana Negreirostempos da peste
Gaivota interrompida
Uma montagem de Tchékhov no meio do mato e da pandemia
Bete Coelhoquestões vultosas
O golpista encalacrado
O homem está do tamanho do capitão e do sargento do Riocentro
Fernando de Barros e Silvaquestões republicanas
Perigo à vista
O bolsonarismo, o Centrão – e o risco de darmos um adeus definitivo ao futuro
Sergio Faustoarquivos fiduciários
Venerável desordem
Os negócios milionários de uma antiga ordem religiosa no Rio de Janeiro
Allan de Abreuquestões pirotécnicas
A floresta em chamas
A época das queimadas na Amazônia está chegando. O que virá?
Joice Ferreiraanais da sétima arte
Cinema e guerrilha
Uma biografia incompleta do filme Iracema – Uma Transa Amazônica
Orlando Sennaesquina
Distanciamento social
A produtora Brasil Paralelo tenta se afastar do bolsonarismo para vender mais assinaturas
Ana Clara Costaquestões lúdico-esportivas
Nas asas do skate
A transformadora aventura de deslizar sobre quatro rodinhas
Damian Plattquestões literárias
Entre a tradição e a ruptura
A esperança cautelosa de Torto Arado
Rodrigo Soares de Cerqueiradespedida
Arroz de festa à pernambucana
Vai-se Joel Datz – o último dos Irmãos Evento –, que por quatro décadas marcou presença na cena cultural do Recife
Gianni Giannicolaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
Fernando de Barros e Silva [O golpista encalacrado, p. 6] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Lézio Junior.
Brian Winter [O parceiro silencioso, p. 14] é diretor de redação da revista Americas Quarterly. Publicou O Improvável Presidente do Brasil (Civilização Brasileira), em coautoria com Fernando Henrique Cardoso. Tradução de Rogério Galindo.
Adão Iturrusgarai [Cartuns a partir da p. 36], cartunista e ilustrador, edita o blog A Vida Como Ela Yeah e publica na Folha de S.Paulo.
Sergio Fausto [Perigo à vista, p. 20] é cientista político e superintendente da Fundação Fernando Henrique Cardoso. Ilustração de Vito Quintans.
Tiago Coelho [O medo é constante, chefe, p. 24] é repórter da piauí e roteirista de cinema. Foto de Egberto Nogueira.
Sergio Bermudes [“Eu não existi”, p. 30] é advogado e professor de direito processual civil na PUC-Rio. Foto de Ricardo Borges.
Bete Coelho [Gaivota interrompida, p. 34] é atriz e diretora. Atuou nas peças Um Processo, Cacilda! e Mãe Coragem, entre outras. Prepara o lançamento da filmagem da peça A Gaivota.
Adriana Carranca [Tudo já é passado, p. 38], escritora e jornalista, publicou O Afeganistão Depois do Talibã (Civilização Brasileira).
Allan de Abreu [Venerável desordem, p. 44], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (Record).
Pedro Franz [Calor, p. 49] é ilustrador e artista visual. A HQ foi produzida durante residência artística na Maison des Auteurs (França), com apoio da Cité Internationale de la Bande Dessinée et de l’Image.
Adriana Negreiros [Aconteceu uma coisa ruim, p. 50], jornalista e escritora, publicou Maria Bonita: Sexo, Violência e Mulheres no Cangaço (Objetiva). O texto é um trecho adaptado do livro A Vida Nunca Mais Será a Mesma, a ser lançado em outubro pela Objetiva. Ilustração de Vânia Mignone.
Joice Ferreira [A floresta em chamas, p. 54] é doutora em ecologia, pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental e uma das fundadoras da Rede Amazônia Sustentável (RAS).
Damian Platt [Nas asas do skate, p. 62] é escritor, investigador cultural e skatista. Acaba de publicar Nothing by Accident: Brazil on the Edge (Independent Publishing Network). Tradução de Sergio Tellaroli.
Michel Laub [Saudades do quê?, p. 66], escritor e jornalista, é autor de Diário da Queda e Solução de Dois Estados (ambos pela Companhia das Letras). Ilustração de Lambuja.
Vito Quintans [Anais do bolsonaristão, p. 71], artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde –
A Maldição da Botija.
Orlando Senna [Cinema e guerrilha, p. 72], cineasta e escritor, dirigiu Iracema – Uma Transa Amazônica (com Jorge Bodanzky), Diamante Bruto, Brascuba (com Santiago Alvarez). Recentemente dirigiu Longe do Paraíso.
Rodrigo Soares de Cerqueira [Entre a tradição e a ruptura, p. 78] é professor adjunto de literatura brasileira na Unifesp e autor de Crítica e Memória: Um Estudo dos Textos Memorialísticos de Antonio Candido (Ed. Unifesp). Ilustração de Linoca Souza.
Paulo Vicente Cruz [Ficção, p. 82], jornalista, publicou Enquanto os Gigantes Dançam (Quelônio). Ilustração de Alexia Ferreira.
José Almino [Poesia, p. 83] é sociólogo e poeta. Publicou A Estrela Fria (Companhia das Letras) e Encouraçado e Cosido Dentro da Pele (Confraria do Vento). Ilustração de Ayodê França.
Gianni Gianni [Arroz de festa à pernambucana, p. 86] é jornalista, escritora e apresentadora do podcast Fratura.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.