anais da política
A afilhada rebelde
O estilo, as ideias, as decisões e a ambígua relação de Dilma com Lula
Daniela Pinheirocarta de Buenos Aires
O eterno naufrágio
Impressões da crise argentina depois de um ano em Nova York
Graciela Mochkofskytribuna livre da luta de classes
Como vai acabar o capitalismo?
O epílogo de um sistema em desmantelo crônico
Wolfgang Streeckanais da ciência
Sapo de fora não chia
Cientista é perseguido por fabricante de herbicida
Rachel Avivdiário da Dilma
Quem nasceu pra carapanã nunca será mangangá
Tirei a balança do banheiro. Como diz minha mãe, “está no inferno, abraça o capeta”
esquina
ficção
Roteiro para duas mãos
A máquina, como os comprimidos, altera a personalidade do escritor. Pode degradá-la, dividi-la, domesticá-la
Marcílio França Castrocolaboradores
Angeli [Capa] é cartunista e lança este mês a antologia Todo Bob Cuspe, pela Companhia das Letras. Os cartuns [espalhados a partir da p. 20] foram publicados originalmente na Folha de S.Paulo.
Alejandro Chacoff [A tragédia da vida privada] é jornalista e foi analista político em Londres. Ilustração de Roberto Negreiros.
Daniela Pinheiro [A afilhada rebelde], repórter de piauí, é coautora de Vultos da República, da Companhia das Letras. Ilustração de Lula Palomanes.
Dilma Rousseff [Quem nasceu pra carapanã nunca será mangangá] é presidenta da República. Seu ghostwriter é o jornalista Renato Terra, diretor dos documentários Uma Noite em 67 e Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada. Ilustração de Caco Galhardo.
Pai Olegário de Ogum [Alfa-Centauro Herald] é sensitivo, másculo e pica das galáxias. Traz a candidata amada em três vezes no cartão. Aceita tíquete-refeição.
Graciela Mochkofsky [O eterno naufrágio], jornalista argentina, é autora de Pecado Original: Clarín, los Kirchner y la Lucha por el Poder, pela Planeta. É diretora-adjunta da revista digital el puercoespín. Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Rachel Aviv [Sapo de fora não chia] é repórter da revista The New Yorker, na qual o artigo foi originalmente publicado. A autora integra a coletânea The Best American Science Writing 2012, da Ecco. Tradução de Maria Guimarães.
Wolfgang Streeck [Como vai acabar o capitalismo?] é sociólogo alemão, diretor do Instituto Max Planck para o Estudo das Sociedades. Artigo originalmente publicado na New Left Review. Tradução de Isa Mara Lando.
Nacho Carretero [Minha tia Chus] é jornalista espanhol, radicado em Madri. Colabora com os periódicos Jot Down, Gatopardo e El Mundo. Artigo originalmente publicado na revista Orsai. Tradução de Josely Vianna Baptista.
Marcílio França Castro [Roteiro para duas mãos] é escritor, autor dos livros de contos Breve Cartografia de Lugares Sem Nenhum Interesse (Prêmio Clarice Lispector 2012 da Fundação Biblioteca Nacional) e A Casa dos Outros, ambos da editora 7Letras.
Bernardo Esteves [Esse mundo já era], repórter de piauí, publicou Domingo é Dia de Ciência, pela Azougue.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.