Farra ilimitada
Depois dos tratores e das escolas fakes, o orçamento secreto patrocina um festival de fraudes no SUS
Breno PiresTrincando os dentes
O Tribunal Superior Eleitoral enfrenta o maior desafio de sua história
Marina DiasA lavagem da boiada
Como os gigantes do setor frigorífico impulsionam o desmatamento na Amazônia ao comprar gado de áreas griladas
Allan de AbreuA mutação da Amazônia
Luciana Gatti desvenda como uma parte da floresta, em vez de absorver o gás carbônico da atmosfera, está se tornando fonte de CO2 por causa do desmatamento e das queimadas
Giovana GirardiO pajé dos gamers
Como o jogador Alexandre Borba Chiqueta, o Gaules, venceu a depressão e se tornou um dos principais influenciadores digitais do país
Filipe VilicicCatarse lisérgica
Blocos de bate-bolas fazem o Carnaval do funk e da rebelião no Rio de Janeiro
Vincent Rosenblatt e Erika PalominoNha’ã I Na I Necü I Torü Ni’ I
Por que me sinto em dívida com as famílias de Bruno Pereira e Dom Phillips
Djuena TikunaO que fizemos com as baleias?
Elas já foram o símbolo dos nossos esforços para salvar o planeta. Hoje, são o símbolo de como estamos devastando tudo
Amia Srinivasan“Você se levantou e morreu”
Por dentro do maior julgamento da história da França
Madeleine SchwartzA nova batalha de Xangô
As agressões – quase sempre de um segmento de evangélicos – contra os terreiros das religiões de matriz africana
Márcia Maria CruzUma fina esteira de gosma
Nós, que sobrevivemos, existimos sobre nossos mortos
Ignácio de Loyola BrandãoJair pelado
Um presidente pulando de culto em culto
Fernando de Barros e SilvaO longo atraso
Por que tantos outros países – dos Estados Unidos à Argentina – saltaram à frente do Brasil na educação pública
Antônio Goiscartuns
COLABORADORES
[Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original (Neotropica).
[Farra ilimitada, p. 14], repórter da piauí baseado em Brasília, foi jornalista investigativo no Estadão. Fotografia de Egberto Nogueira.
[Cartuns a partir da p. 24], humorista, ilustrador, quadrinista e artista plástico, é autor de Perca Amigos, Pergunte-me Como (Mórula).
[A mutação da Amazônia, p. 36], jornalista especializada em ciência e meio ambiente, apresenta o podcast Tempo Quente, da Rádio Novelo. Fotografia de Victor Moriyama.
[Catarse lisérgica, p. 48] é fotógrafo e artista visual. Apresentação de Erika Palomino, jornalista, curadora e gerente de comunicação e design do MAM Rio. Autora de Babado Forte (Mandarim) e A Moda (Publifolha).
[O que fizemos com as baleias?, p. 64] é professora de teoria social e política na Universidade de Oxford e autora de O Direito ao Sexo: Feminismo no Século Vinte e Um (Todavia). Artigo originalmente publicado na New Yorker. Tradução de Sergio Tellaroli.
[Um longo atraso, p. 74] é jornalista e colunista do Globo. É autor de Quatro Décadas de Gestão Educacional no Brasil e Líderes na Escola (Moderna). O texto é um trecho do livro O Ponto a que Chegamos: Duzentos Anos de Atraso Educacional e Seu Impacto nas Políticas do Presente, a ser lançado neste mês pela FGV Editora.
[Poesia, p. 86] é escritora, autora de é feito em círculos (Edições Flecha) e coeditora da Mapa Brava, plataforma de mapeamento de poetas do Norte e Nordeste. Ilustrações de Faw Carvalho.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.
[Jair pelado, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
[Trincando os dentes, p. 22] é jornalista. Foi repórter na Folha de S.Paulo e correspondente do jornal nos Estados Unidos.
[A lavagem da boiada, p. 30], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator, Cocaína: A Rota Caipira e Cabeça Branca (Record). Fotografia de Raimundo Paccó.
[“Você se levantou e morreu”, p. 42], jornalista baseada em Paris, é colaboradora do Guardian, do New York Times e da New Yorker. Texto originalmente publicado na London Review of Books. Tradução de Rogério Galindo.
[A nova batalha de Xangô, p. 58] é jornalista, professora e coordenadora do Núcleo de Diversidade do jornal Estado de Minas. É autora de Maria Mazarello: Preto no Branco, Lutas e Livros (Contafios). Ilustração de Luang Senegambia Dacach.
[O pajé dos gamers, p. 68], jornalista e escritor, é diretor de criação da agência Virtù. Publicou O Clique de 1 Bilhão de Dólares (Intrínseca). Ilustração de Cris Vector.
[Uma fina esteira de gosma, p. 80] é jornalista e escritor, membro da ABL. É autor de Não Verás País Nenhum (Global). O texto é um trecho do livro Deus, O que Quer de Nós?, a ser publicado em agosto pela Global Editora. Ilustração de Vânia Mignone.
[Nha’ã I Na I Necü I Torü Ni’ I, p. 89] é ativista, cantora, compositora e a primeira jornalista indígena formada no Amazonas. Produziu o documentário Wiyaegü – A Música Tikuna. Em 2018 foi indicada como melhor artista indígena internacional, pelo álbum Tchautchiüãne no Indigenous Music Awards.