Maria Cecilia Marra
Desenhista, é diretora de arte da piauí
histórias publicadas
O Selvagem da Glória
Para inaugurar nossa cozinha chique, uma receita que é o puro espírito da Cozinha Transcendental: um doce de bananas muito perigoso
Trigo grosso com amêndoas e pignoli
Esta foi a receita servida no almoço do sábado do Festival da Piauí, acompanhada pela salada de batatas com endro predileta da redação, uma barreira de queijo chanclich temperado com azeite, zatar e tomatinhos doces. Este trigo pode ser servido com frango grelhado na brasa e fica uma perfeita maravilha.
Lentilhas com berinjela e salada de iogurte com pepinos
Confira a receita da marmita de domingo do Festival Piauí
A cozinha transcendental da piauí no Festival piauí de jornalismo
Nos dias 15 e 16 de novembro tivemos em São Paulo o I Festival piauí de jornalismo. Muito antes do festival acontecer, na fase de planejamento, o elemento vegetariano da redação sugeriu fazermos algo nos moldes das palestras americanas: oferecer um brown bag lunch para os que fossem assistir as palestras da hora do almoço.
Omelete de forno
Esta receita foi preparada na tevê por um pessoal hiper minucioso chefiado por um wasp de gravata borboleta que fica numa casinha linda, em Vermont, testando receitas [americastestkitchen.com] e explicando tudo nos mínimos detalhes. Eles são um pouco chatos, o oposto perfeito de Anthony Bourdain. Mas enfim, é engraçado ver que tem cozinheiro de todo o tipo, programa de cozinha de todo o tipo e sempre alguém interessado em assistir.
Bolo Tigrado
Não dá para cortar uma fatia sem que o ego se levante e aplauda entusiasmado, “fui eu que fiz”
Biscoitos de limão
Estes biscoitinhos são um exemplares do fato que as aparências enganam. Escolhemos a receita pela foto, critério dos mais duvidosos.
Fake Boscaiola
O molho do nosso almoço de hoje é rápido e comporta várias combinações de legumes. É gostoso também, claro. Se for feito com cogumelos secos e frescos, poderia ser chamado de à boscaiola. O nosso boscaiola seria uma interpretação livre e de sabor mais leve, com abobrinhas no lugar dos cogumelos secos. Da separação dos ingredientes até a mesa leva uns 40 minutos. A única coisa que deve ser observada é fazer só o prato e mais nada ao mesmo tempo, pois a primeira etapa do molho deve ser feita no fogo bem alto e, nesse caso, qualquer distração é fatal.
Molho multiuso de berinjelas
Para a Cozinha Transcendental, as berinjelas são uma espécie de boizinhos carnudos do reino vegetal