diário
Caleidoscópio da abertura
No final do governo militar, as articulações para conduzir Tancredo Neves à Presidência
Celso Furtadohistória pessoal
Memórias da China
Uma brasileira conta como viveu, aos 14 anos, os protestos da Praça da Paz Celestial, em 1989
Adriana Erthal Abdenurtribuna da história
A hora dos descontentes
Por medo da diversidade, o Leste Europeu deixou de ver o liberalismo como modelo
Ivan Krastev e Stephen Holmesanais da apicultura
Operação zangão
O combate ao furto de abelhas no interior de Minas Gerais
Leonardo Pujoldespedida
Réquiem para um motel
Roberto Carlos e Sonho de Valsa imperavam no VIP's
Marcos de Azambujachegada
O infortúnio de João Gostoso
Pesquisadores encontram reportagens que motivaram poema de Manuel Bandeira
Armando Antenorenão ficção
Tornar-se Palestina
Gaza parecia fechada com cadeado, e a chave havia sido engolida por Israel
Lina Meruanecolaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico. Ilustrou o livro De A a Z, eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original da editora Neotropica.
Armando Antenore [O infortúnio de João Gostoso, p. 8] é editor da piauí e autor de O Blog das Perguntas e de três livros infantis: Júlia e Coió, Rita Distraída e Sorri, Lia!, todos lançados pela SM. Ilustração de Caio Borges.
Olegário Ribamar [The BolsozApp Herald, p. 15] é suplente de vereador e embaixador do Brasil na Paraíba.
Fabio Victor [A terra desolada, p. 18] é jornalista da piauí.
Celso Furtado (1920-2004) [Caleidoscópio da abertura, p. 30] foi economista, escritor e professor de teoria e política econômica. É autor de Formação Econômica do Brasil, da Companhia das Letras, além de dezenas de livros sobre o tema. O texto é um trecho de Diários Intermitentes: 1937-2002, que a mesma editora lançará em setembro.
Adriana Erthal Abdenur [Memórias da China, p. 44] é cientista social, integrante do Comitê de Política de Desenvolvimento das Nações Unidas.
Ivan Krastev [A hora dos descontentes, p. 52], presidente do Centro para Estratégias Liberais na Bulgária, é autor de After Europe, editado pela Penn Press. Stephen Holmes, coautor do texto, é professor de direito na Universidade de Nova York. O ensaio foi publicado originalmente no Journal of Democracy, e constitui a base do livro The Light that Failed: A Reckoning, a ser lançado em outubro pela editora Allen Lane. Publicado sob permissão e cortesia da editora Johns Hopkins University Press. Tradução de Sergio Tellaroli.
Leonardo Pujol [Operação zangão, p. 58] é jornalista e sócio-diretor da República – Agência de Conteúdo. Ilustração de Pedro Franz.
Rafael Cariello [Betossauro, p. 62] é editor da piauí.
Lina Meruane [Tornar-se palestina, p. 70], escritora chilena de ascendência palestina, é professora de literatura na Universidade de Nova York. No Brasil, publicou Contra os Filhos, pela editora Todavia. O texto é um trecho do livro que a Relicário publica este mês. Tradução de Mariana Sanchez.
Julia de Souza [As durações da casa, p. 75], poeta e tradutora, publicou Gigante Vermelha e Covil pela editora 7Letras. Os poemas integram o livro de mesmo nome, que a 7Letras lançará em setembro. Ilustração de Giorgia Massetani.
Marcos de Azambuja [Réquiem para um motel, p. 78], diplomata, foi secretário-geral do Itamaraty e embaixador do Brasil em Buenos Aires e Paris. É coautor de História da Paz, da Contexto.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.