questões político-culturais
Regina no país dos olavistas
Os 77 dias em que a atriz foi triturada pela polícia ideológica do governo Bolsonaro
João Gabriel de Limatempos da peste
O jogo dos dois erros
Por que Bolsonaro se equivoca ao minimizar a pandemia e ao tentar se eximir da crise econômica
Daniela Campello e Cesar Zuccoanais da diplomacia
No parquinho das potências
Os bastidores inéditos da ação externa mais arrojada do Brasil em décadas – e os efeitos do seu fracasso
Malu Gaspartempos da peste
Caçadores de mentiras
Comer alho cru? Beber álcool puro? Aviões chineses aspergindo o vírus? Eis o incansável trabalho dos checadores na pandemia
Consuelo Diegueztempos da peste
O arauto da cloroquina
Ele era uma estrela da ciência – até que propôs uma cura para a Covid-19
Scott Sayarequestões midiáticas
Uma nova imprensa
Como os jornais perderam o passo na era da informação virtual
Rodrigo Mesquitatempos da peste
A dupla exclusão
Como a quarentena joga luz sobre as crises do clima e das cidades
Roberto Andréstempos da peste
A geopolítica do “vírus chinês”
A disputa do século entre Washington e Pequim – e o que o Brasil tem a ver com isso
Marcos de Azambujaquestões vernaculares
A gestação do menino diabo
Como traduzir Memórias Póstumas de Brás Cubas para o inglês com dicionários frágeis e bases de dados gigantescas
Flora Thomson-DeVeauxtempos da peste
Minha casa, meu cenário
A intimidade doméstica ganha espaço inédito na tevê e na internet
Giselle Beiguelmantempos da peste
Antes do coronavírus
Somos todos de lugar nenhum, e lugar nenhum é onde terminamos
Jamaica Kincaidesquina
Testes privilegiados
O dia em que a elite precisou recorrer aos serviços da saúde pública
Selma InocênciaHanói vence outra vez
Uma das batalhas mais bem-sucedidas do mundo contra o novo coronavírus
Wagner Lacerda DantasDupla quarentena
Como a pandemia estendeu por semanas o habitual isolamento de inverno
Luciano DutraCorona! Corona!
Em poucos dias, cinquenta cães foram despachados às pressas para o exterior
Giulia ParaviciniAviões de volta ao céu
Tudo se agravou depois de um jogo de vôlei com um time italiano
Beatriz PortugalArquitetura da demolição
Em meio à pandemia, o governo destrói o patrimônio cultural de Tirana
Franc Golemajtempos da peste
A desumanização
A pandemia amplia a violência contra os presos (e os negros) no Brasil
Juliana Borgestempos da peste
Será que entendemos?
O que a atual pandemia nos ensina sobre a nossa relação com a natureza
Kevin Bergerdespedida
Onde quer que eles estejam
No traço do artista gráfico Daniel Kondo, a homenagem da piauí a doze homens, quatro mulheres e um menino que se foram
Daniel Kondoquadrinhos
O ano do rato
O período se apresenta com uma tendência levemente desesperadora
Reinaldo Figueiredocolaboradores
Pomb [Capa] é artista visual e muralista.
Fernando de Barros e Silva [Dois mil e vinte, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Allan Sieber.
Olegário Riporramar [The BolsozApp Herald, p. 13] é o sócio-fundador da rede social mais proctológica do Brasil. Seu ghost-writer é Roberto Kaz.
João Gabriel de Lima [Regina no país dos olavistas, p. 16], colunista de O Estado de S. Paulo, é professor do Insper e da Faap, e autor de O Burlador de Sevilha. Ilustração de Kleber Sales.
Adão Iturrusgarai [Cartuns a partir da p. 18], cartunista, edita o blog A Vida Como Ela Yeah e publica na Folha de S.Paulo.
Malu Gaspar [No parquinho das potências, p. 22], repórter da piauí e apresentadora do Foro de Teresina, é autora de Tudo ou Nada.
Rodrigo Mesquita [Uma nova imprensa, p. 26] é jornalista. Trabalhou no Jornal da Tarde e na Agência Estado. Desenvolve projetos de redes de informação e comunicação.
Reinaldo Figueiredo [O ano do rato, p. 32], humorista e músico, é um dos criadores do Casseta & Planeta.
Daniela Campello e Cesar Zucco [O jogo dos dois erros, p. 36] são cientistas políticos e professores da FGV/Ebape, autores de The Volatility Curse, a ser lançado pela Cambridge University Press. Ilustração de Cris Vector.
Consuelo Dieguez [Caçadores de mentiras, p. 42], repórter da piauí, é autora de Bilhões e Lágrimas.
Giselle Beiguelman [Minha casa, meu cenário, p. 48], artista plástica e professora da FAU-USP, é autora de Memória da Amnésia: Políticas do Esquecimento.
Juliana Borges [A desumanização, p. 50] é escritora e consultora do Núcleo de Enfrentamento, Monitoramento e Memória de Combate à Violência da OAB-SP. Publicou Encarceramento em Massa. Ilustração de Caco Bressane.
Scott Sayare [O arauto da cloroquina, p. 54] é repórter e escritor. Artigo publicado originalmente na New York Times Magazine. Tradução de Sergio Tellaroli.
Kevin Berger [Será que entendemos?, p. 60] é editor da revista Nautilus, na qual o texto foi publicado originalmente. Tradução de Sergio Flaksman.
Pamela Santana [Tesão em quarentena, p. 64] é atriz. Seu diário foi escrito em colaboração com o jornalista Daniel Lisboa.
Roberto Andrés [A dupla exclusão, p. 68] é urbanista, professor da UFMG e editor da revista Piseagrama. Ilustração de Angeli.
Marcos de Azambuja [A geopolítica do “vírus chinês”, p. 74], diplomata, foi secretário-geral do Itamaraty e embaixador do Brasil em Buenos Aires e Paris.
Jamaica Kincaid [Antes do coronavírus, p. 79], escritora e professora na Universidade Harvard, é autora de At the Bottom of the River. Texto publicado originalmente na Paris Review. Tradução de Otacílio Nunes.
Flora Thomson-DeVeaux [A gestação do menino diabo, p. 80] é escritora, tradutora, brasilianista e diretora de pesquisa na Rádio Novelo. Ilustração de Caio Borges.
Goliarda Sapienza (1924-96) [Ancestral, p. 84], escritora, poeta e atriz italiana, autora de L’Arte della Gioia. Os poemas são parte do livro Ancestral, que a Âyiné lança em agosto. Tradução de Valentina Cantori. Ilustração de Giorgia Massetani.
Reinaldo Moraes [Domingo medonho, p. 86] é escritor, autor de Maior que o Mundo. Ilustração de Leandro Lima.
Daniel Kondo [Onde quer que eles estejam, p. 92] é artista gráfico.
Ilustrações de Quarentena por Andrés Sandoval.