anais da República
A verdade da comissão
Vaidades, resistência militar e vastidão dos arquivos dificultam investigação de crimes da ditadura
Julia Duailibivultos da república
O tribuno da imprensa
A trajetória de Carlos Lacerda, Lúcifer decaído da esquerda que se converteu no paladino da direita e preparou a ditadura militar que liquidaria suas ambições
Otavio Frias Filhocarta do Japão
Os fantasmas do tsunami
Os vivos e os mortos depois da tragédia de março de 2011
Richard Lloyd Parryquestões de cultura & política
A lata de lixo da história
Prefácio inédito a uma chanchada de 1968
Roberto Schwarzdiário da Dilma
Quem fala muito dá bom-dia a cavalo
Tô com um bode do Lula que nem te conto! Só tomo bola nas costas! No fundo, ele quer voltar. Mandei recado: quem cochicha o rabo espicha
questões ludopédicas
O truque de McCracken
Como explicar às mulheres a regra do impedimento no futebol
Hernán Casciaritribuna livre da luta de classes
Novas massas?
Classe média, consumismo e bases sociais da crítica à ordem capitalista
Göran Therbornteatro
O levante popular
Nossos ricos são muito ricos e nossos proeminentes, muito proeminentes
Roberto Schwarzesquina
humor
Classificados da base aliada
Alugam-se, vendem-se e trocam-se cargos comissionados, diretorias, programas de partidos, dossiês, sogras
colaboradores
Jim Darling [Capa] é pintor e artista gráfico americano. Em junho, a série de pinturas Windows estará exposta na galeria Cave, em Venice, na Califórnia.
Claudia Antunes [Erva generosa] é editora de piauí.
Julia Duailibi [A verdade da comissão] é jornalista, trabalhou na Folha de S.Paulo, na Veja e n’O Estado de S.Paulo.
Adam Dant [Cartuns] é artista britânico, autor de 50 People of East London, da Hoxton Mini Press.
Dilma Rousseff [Quem fala muito dá bom-dia a cavalo] é presidenta da República. Seu ghost writer é o jornalista Renato Terra. Ilustração de Caco Galhardo
Otavio Frias Filho [O tribuno da imprensa], jornalista, diretor de redação da Folha de S.Paulo, é autor dos livros de ensaios Queda Livre (Companhia das Letras) e Seleção Natural (Publifolha) e da coletânea teatral Cinco Peças e Uma Farsa (CosacNaify).
Bernardo Carvalho [Bem-vindo ao Paquistão], escritor e jornalista, é autor dos romances O Filho da Mãe e Reprodução, da Companhia das Letras.
Richard Lloyd Parry [Os fantasmas do tsunami] é jornalista britânico baseado em Tóquio e editor de assuntos asiáticos do jornal The Times, de Londres. Atualmente, prepara um livro sobre o tsunami de 2011 no Japão. Texto originalmente publicado na London Review of Books. Tradução de Sergio Tellaroli.
Ian Johnson [Está no ar] é jornalista canadense que vive entre Pequim e Berlim. É autor do livro de reportagem Wild Grass, da Pantheon, sobre a vida de cidadãos na China contemporânea. Texto originalmente publicado na revista The New Yorker. Tradução de Isa Mara Lando.
Hernán Casciari [O truque de McCracken], jornalista argentino radicado em Barcelona, é editor da revista Orsai. Publicou o livro de contos Charlas con Mi Hemisfério Derecho, da editora Orsai. Texto originalmente publicado no blog da Orsai.Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Göran Therborn [Novas massas?], sociólogo de origem sueca, é professor de sociologia na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. É autor de Do Marxismo ao Pós-Marxismo?, da Boitempo. Artigo originalmente publicado na New Left Review. Tradução de Isa Mara Lando.
Corey Mohler (Quadrinhos filosóficos) é engenheiro de software no estado americano do Oregon. Os quadrinhos são do site Existential Comics. Tradução de Sergio Flaksman.
Roberto Schwarz [A lata de lixo da história], ensaísta e crítico literário, é autor de Martinha versus Lucrécia, da Companhia das Letras. Ilustrações de Zuca Sardan.
Wallace Stevens (1879–1955) [Seis poemas], poeta norte-americano, publicou, entre outros livros, Harmonium (Faber & Faber) e The Man with the Blue Guitar (Knopf). No Brasil, a Companhia das Letras lançou a coletânea Poemas. Introdução e tradução de Paulo Henriques Britto.
Juliana Cunha [O povo do livro] é repórter, tradutora e autora dos livros Gaveta de Bolso, da Prólogo, e Já Matei por Menos, da Lote 42.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.