vultos da república
O candidato S
A máquina da Fiesp, as alianças e os métodos de Paulo Skaf
Consuelo Dieguezmemórias literárias
Último telefonema para o cronópio
Como Julio Cortázar mudou minha vida
Reinaldo Moraesquestões ludopédicas
Depois do 7 x 1
O “verdadeiro futebol brasileiro” está matando o futebol brasileiro
Nuno Ramostribuna livre da luta de classes
Berlusconização da política
Corrupção, espetáculo, manipulação do sistema eleitoral e outros ingredientes da crise democrática na Europa
Perry Andersonanais do crime
A morte na mala
Ciúme, intriga e assassinato nas comunidades imigrantes de São Paulo nas primeiras décadas do século XX
Boris Faustodespedida
Warst du schon mal in Bahia?
A passagem da seleção alemã pela praia de Santo André
Roberto Andrésdiário da Dilma
Pode fechar o caixão e beijar a viúva
Estou há três dias com um emplastro Sabiá no ombro. Tudo por causa daquela foto do “É tóis”. Tive que repetir dez vezes até acertar a pose
diário
Não teve Copa
Participante de um grupo de mídia alternativa relata os protestos durante o Mundial, com repressão policial e divisões entre manifestantes
Ciro Oiticicacolaboradores
Brian Stauffer [Capa] é ilustrador americano. Seu trabalho pertence à coleção permanente do Museum of American Illustration at the Society of Illustrators em Nova York.
Beatriz Portugal [Esse café é de morte] é jornalista brasileira radicada em Londres.
Consuelo Dieguez [O candidato S], repórter de piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras. Foto de Ella Dürst.
Dennis Kyte [Cartuns] é ilustrador e escritor americano. Os desenhos integram o livro The Botanical Footwear, da Stewart, Tabori & Chang.
Ciro Oiticica [Não teve Copa], formado em comunicação e estudante de relações internacionais, atua no Rio na Rua, um coletivo de mídia alternativa, e participou em 2013 do movimento Ocupa Câmara Rio.
Dilma Rousseff [Pode fechar o caixão e beijar a viúva] é presidenta da República. Seu ghostwriter é o jornalista Renato Terra, diretor dos documentários Uma Noite em 67 e Fla x Flu – 40 Minutos Antes do Nada. Ilustração de Caco Galhardo.
Nuno Ramos [Depois do 7 x 1] é artista plástico e escritor. Publicou, entre outros, os livros Ensaio Geral, pela editora Globo, e Ó, pela Iluminuras.
Caco Galhardo [Detox] é roteirista e cartunista da Folha de S.Paulo.
Perry Anderson [Berlusconização da política], historiador inglês, é autor de Espectro e Afinidades Seletivas, pela Boitempo. Artigo originalmente publicado na London Review of Books. Tradução de Berilo Vargas.
Boris Fausto [A morte na mala], historiador e ex-professor de ciência política da usp, é membro da Academia Brasileira de Ciências. Publicou Memórias de um Historiador de Domingo, pela Companhia das Letras.
Reinaldo Moraes [Último telefonema para o cronópio], escritor, roteirista e tradutor, é autor dos romances Pornopopéia, da Objetiva, Tanto Faz & Abacaxi e A Órbita dos Caracóis, da Companhia das Letras. Em novembro a Alfaguara lançará O Cheirinho do Amor, coletânea de crônicas.
Antonia Pellegrino [Onze ideias que deram em nada] é escritora e roteirista de televisão e cinema. O texto integra o livro Cem Ideias que Deram em Nada, a ser lançado este mês pela editora Foz.
Roberto Andrés [Warst du schon mal in Bahia?] é arquiteto e professor na ufmg. É membro da Piseagrama, revista sobre espaços públicos e editora independente, pela qual publicou o Guia Morador: Belo Horizonte.
Ilustrações de Esquinas por Andrés Sandoval.