anais do liberalismo
“Sou eu aqui”
Como Paulo Guedes se aferrou ao governo de um presidente nada liberal
Ana Clara Costavultos da república
Chega de pá, pá, pá
Como Alexandre Kalil, o prefeito de Belo Horizonte, está comendo pelas beiradas
Karla Monteiroanais da demografia
“Certo perdeste o senso!”
Indefinição sobre o Censo expõe o obscurantismo dos poderes da República e a cegueira estatística do país
Bruno Carazzaanais do liberalismo II
A volta da alternativa
O novo keynesianismo do governo Biden e a infraestrutura no século XXI
Roberto Andréstempos da peste
Mais medo dos mortos que dos vivos
Como o governo de Narendra Modi perdeu o controle da pandemia
Tejas Haradvultos da música
Imagine Martha
Dos 8 aos 80, a pianista argentina é um mundo de precisão, inteligência e paixão
Caetano Galindoquestões vultosas
Eichmann e os rinocerontes
Enquanto isso, o país assiste a uma cloroquina política
Fernando de Barros e Silvaarquivos da pintura
O tombamento de Guignard
Como a elite mineira se digladiou pela tutela do pintor
Marcelo Bortolotiesquina
O delegado da CPI da Covid
Eleitor arrependido de Bolsonaro, senador deixa depoentes afásicos
Thais BilenkyDa mortadela à selfie
O novo chamariz para atrair o público às manifestações da direita
João Batista Jr.A cartilha do fogo
O périplo dos bombeiros para prevenir novos incêndios no Pantanal
Raquel Freire Zangrandicolaboradores
Vito Quintans [Capa] é artista plástico, assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija.
Will Barcellos [500 mil pontos ao longo da revista] é artista plástico especializado na técnica do pontilhismo.
Fernando de Barros e Silva [Eichmann e os rinocerontes, p. 7] é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Ilustração de Pedro Zolli.
Ana Clara Costa [“Sou eu aqui”, p. 14] é repórter da piauí. Foi editora de política na Veja, editora do jornal O Globo em Brasília e editora-chefe na Época. Fotografia de Diego Bresani.
Leandro Lima [Cartuns a partir da p. 22] é ilustrador e designer. Cartuns produzidos em colaboração com Allan Sieber, humorista, quadrinista e artista plástico, autor de Perca Amigos, Pergunte-me Como (Mórula).
Roberto Andrés [A volta da alternativa, p. 26] é urbanista e professor da UFMG. Foi um dos fundadores da revista Piseagrama e da iniciativa Nossa América Verde.
Bruno Carazza [“Certo perdeste o senso!”, p. 32] é professor do Ibmec, colunista do Valor Econômico e autor de Dinheiro, Eleições e Poder: As Engrenagens do Sistema Político Brasileiro (Companhia das Letras).
Karla Monteiro [Chega de pá, pá, pá, p. 42], jornalista, é autora de Samuel Wainer: O Homem que Estava Lá (Companhia das Letras).
Tejas Harad [Mais medo dos mortos que dos vivos, p. 50], jornalista indiano, trabalha na Economic & Political Weekly, a principal publicação de ciências sociais da Índia. No ano passado, criou o site The Satyashodhak. Tradução de Rogério Galindo.
Caetano W. Galindo [Imagine Martha, p. 56], escritor e tradutor, publicou Sim, Eu Digo Sim: Uma Visita Guiada ao Ulysses de James Joyce e Sobre os Canibais, ambos pela Companhia das Letras.
Pedro Meira Monteiro [Crítica com alma, p. 60] é professor de literatura brasileira em Princeton. Autor de Conta-gotas (e-galáxia) e A Queda do Aventureiro (Relicário).
Marcelo Bortoloti [O tombamento de Guignard, p. 68] é jornalista e doutor em literatura brasileira pela UFRJ. O texto é um trecho do livro Guignard: Anjo Mutilado, a ser lançado neste mês pela Companhia das Letras.
Adam Ehrlich Sachs [Transtornos hereditários, p. 76] é escritor norte-americano. Os contos integram o livro Inherited Disorders: Stories, Parables & Problems (Regan Arts). Tradução de Rogério Galindo. Ilustração de Roberto Negreiros.
Jarid Arraes [Recheio, p. 80] é escritora, cordelista e poeta. Publicou Redemoinho em Dia Quente (Alfaguara), vencedor do Prêmio Biblioteca Nacional e do Prêmio APCA de Literatura na categoria Contos. Ilustração de Bárbara Quintino.
Bruna Beber [Poesia, p. 83] é poeta, tradutora e mestre em teoria e história literária pela Unicamp.Publicou Ladainha e Rua da Padaria (Record). Ilustração de Maria Eugênia.
Nota: As informações distribuídas entre os 500 mil pontos ao longo desta edição foram retiradas do portal inumeraveis.com.br e de obituários publicados pela Folha de S.Paulo.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.