vultos da república
Estou no páreo
O governador gaúcho está confiante de que pode ir do Pampa ao Planalto
Consuelo Dieguezquestões políticas
A destruição
Bolsonaro, a palavra podre e a desfiguração da democracia
Renato Lessaquestões sul-americanas
O impasse colombiano
Protestos desafiam o governo e as classes dirigentes a transformar o país
María Teresa Ronderosvultos vaticanos
O padre que morde
A vida, a obra e as marretadas de Júlio Lancellotti
Angélica Santa Cruzcorrespondência
Estaremos juntas nessa guerra
Uma carta para a mãe de Kathlen Romeu, morta durante disparos da polícia no Rio
Elza Soarespedagogia do autoritarismo
No pior clube
Como o Brasil se aproxima da liga das democracias que se deterioram
João Gabriel de Limaanais do comunismo
Uma história acabada
O meu dossiê nos arquivos da polícia secreta da Alemanha Oriental
Claudia Cavalcantidespedida
Gigante apequenado
O ocaso do Edifício A Noite, joia cultural do Rio de Janeiro
Sergio Augustoesquina
Sorriso corrompido
Cidade no interior paulista espalha homenagens ao empresário J. Hawilla
Allan de AbreuO’Minas Gerais
Maior produtor de cachaça do país, o estado avança na indústria do gim
Carlos Adrianoquestões astronômicas
O perigo do lixo espacial
Há milhões de artefatos humanos orbitando a Terra. Serão recolhidos antes de uma catástrofe?
Raffi Khatchadouriantestemunhos catsaridafóbicos
De pernas pro ar
Meu pavor de baratas e o controle de pragas urbanas
Adriano Cirinocolaboradores
Vito Quintans [Capa] é artista plástico e assina a direção de arte do jogo virtual Lampião Verde – A Maldição da Botija.
André Petry [Quando será o golpe?, p. 8] é diretor de redação da piauí. Na Veja, foi chefe da sucursal de Brasília, correspondente em Nova York e diretor de redação.
Consuelo Dieguez [Estou no páreo, p. 16], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas (Companhia das Letras). Fotografia de Fabio Bartelt.
Caco Galhardo [Cartuns a partir da p. 18], cartunista e roteirista, lançou a coletânea Cinco Mil Anos: E (Quase) Todas as Tiras (Companhia das Letras). Renato Terra é roteirista de Conversa com Bial, colunista da Folha de S.Paulo e diretor dos documentários Narciso em Férias e Uma Noite em 67.
Renato Lessa [A destruição, p. 24], professor-associado de filosofia política da PUC-Rio, é pesquisador do CNPq e investigador associado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Publicou O Cético e o Rabino (LeYa).
João Gabriel de Lima [No pior clube, p. 30], colunista de O Estado de S. Paulo, é professor do Insper e da Faap e autor de O Burlador de Sevilha (Companhia das Letras). Ilustração de Kleber Sales.
Olegário Ribamar [Quartel Imobiliário, p. 36] é fabricante do jogo de tabuleiro mais rentável do Brasil. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores do The piauí Herald. Ilustração de Caio Borges.
María Teresa Ronderos [O impasse colombiano, p. 38] é jornalista colombiana, diretora do Centro Latinoamericano de Investigación Periodística (Clip) e professora da Fundación Gabo. Publicou Guerras Recicladas (Aguilar). Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni.
Angélica Santa Cruz [O padre que morde, p. 42], jornalista, foi editora-executiva da revista Época e do Diário de São Paulo. Fotografia de Egberto Nogueira.
Tiago Ferro [País estropiado, p. 50], editor da e-galáxia e da revista Peixe-elétrico, é crítico literário e autor do romance O Pai da Menina Morta (Todavia). Ilustrações de Pedro Franz.
Elza Soares [Estaremos juntas nessa guerra, p. 53] é cantora e compositora.
Adriano Cirino [De pernas pro ar, p. 54], jornalista e escritor, é autor do livro reportagem Nos Bastidores de Escobar & Outras Crônicas Bogotanas (Crivo Editorial).
Claudia Cavalcanti [Uma história acabada, p. 58] é germanista, editora e tradutora. Traduziu e organizou, entre outros, Cristal, de Paul Celan (Iluminuras), e O Tempo Adiado, de Ingeborg Bachmann (Todavia). O texto é a versão reduzida e adaptada de um capítulo do livro A Vida dos Outros e a Minha, que a editora Cultura e Barbárie lança neste mês.
Raffi Khatchadourian [O perigo do lixo espacial, p. 64] é repórter da revista The New Yorker, na qual a reportagem foi publicada originalmente. Tradução de Sergio Flaksman. Ilustração de Vito Quintans.
Roberto Bolaño (1953- 2003) [Poesia, p. 74], escritor e poeta chileno. Os poemas fazem parte do livro A Universidade Desconhecida, que está sendo lançado neste mês pela Companhia das Letras. Tradução de Josely Vianna Baptista. Ilustração de Gonzalo Cárcamo.
Sergio Augusto [Gigante apequenado, p. 78], jornalista carioca que integrou O Pasquim, é colunista de O Estado de S. Paulo. Publicou, entre outros, Este Mundo é um Pandeiro (Companhia das Letras).
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.