vultos da república
O fiador
A trajetória e as polêmicas do economista Paulo Guedes, o ultraliberal que se casou por conveniência com Jair Bolsonaro
Malu Gasparvultos da república
O brizolista de cátedra
Preterido pelo centrão e isolado por Lula, Ciro Gomes tenta se viabilizar à Presidência como alternativa ao PT
Fabio Victorquestões contemporâneas
Arquitetura do nevoeiro
A sobreposição explosiva de opacidade e nitidez, incerteza e convicção, no tempo da “pós-verdade”
Guilherme Wisnikchegada
Bois e galinhas para o rei
A combalida Suazilândia muda de nome, mas mantém os privilégios da monarquia
Lucas Ferrazcolaboradores
Nadia Khuzina [Capa] é artista russa radicada na Armênia.
Lucas Ferraz [Bois e galinhas para o rei, p. 8] é jornalista em São Paulo.
Malu Gaspar [O fiador, p. 16], repórter da piauí, é autora do livro Tudo ou Nada: Eike Batista e a Verdadeira História do Grupo X, da Editora Record. Fotografia de Marcos Michael.
Andrício de Souza [Cartuns a partir da p. 20], cartunista, publicou o livro de quadrinhos O Intestino Eloquente, pela editora Espirro.
Fabio Victor [O Brizolista de cátedra, p. 28], jornalista da piauí, foi repórter especial e correspondente da Folha de S.Paulo em Londres. Fotografia de J. R. Duran.
Guilherme Wisnik [Arquitetura do nevoeiro, p. 36], arquiteto e ensaísta, é professor da FAU-USP. O texto é uma versão do capítulo 3, “Nitidez e proximidade”, do livro Dentro do Nevoeiro: Arquitetura, Arte e Tecnologia Contemporâneas, a ser lançado em outubro, pela Ubu Editora.
David Remnick [A alma do soul, p. 42], jornalista, publicou A Ponte: Vida e Ascensão de Barack Obama, pela Companhia das Letras. É o diretor de redação da revista The New Yorker, na qual a reportagem foi originalmente publicada. Tradução de Sergio Flaksman.
Wisława Szymborska (1923-2012) [Correio literário, p. 50], poeta polonesa, ganhou o Prêmio Nobel de Literatura de 1996. No Brasil, publicou, entre outros livros, a coletânea de poemas Um Amor Feliz, pela Companhia das Letras. O texto integra o livro Poczta Literacka, inédito no Brasil. Tradução e apresentação de Regina Przybycien. Ilustração de Roberto Negreiros.
Reinaldo Moraes [O degas aqui, p. 56], escritor, roteirista e tradutor, é autor de Pornopopéia, da Objetiva. O texto é um trecho do livro Maior que o Mundo, a ser lançado em novembro pela Alfaguara. Ilustração de DW Ribatski.
Alejandro Chacoff [Em busca do centro, p. 62] é jornalista da piauí.
Manuel António Pina (1943-2012) [Poesia, p. 66], poeta e jornalista português, recebeu o Prêmio Camões em 2011. Os poemas integram uma antologia organizada por Leonardo Gandolfi, a ser publicada pela primeira vez no Brasil em novembro pela Editora 34. Ilustração de Bernardo P. Carvalho.
Otavio Frias Filho (1957-2018) [A vida de Sidarta Gautama, p. 70], jornalista, ensaísta e dramaturgo, foi diretor de redação da Folha de S.Paulo. Publicou Queda Livre, pela Companhia das Letras, a coletânea teatral Cinco Peças e Uma Farsa e o infantil Livro da 1ª Vez, pela CosacNaify, entre outros.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.