anais da tirania
O Brasil contra a democracia
Como agentes da ditadura brasileira atuaram nas torturas no Estádio Nacional do Chile, logo após o golpe militar de 1973
Roberto Simontribuna da educação
Parece revolução, mas é só neoliberalismo
O professor universitário em meio às cruzadas autoritárias da direita e da esquerda
Benamê Kamu Almudrasanais da criminologia
“Eu vivo no compatível”
Um caso exemplar de corrupção dentro da Polícia Federal
Allan de Abreuquestões de diversidade
Paz entre agronegócio e direitos indígenas?
Acabar com as ilegalidades é necessário, mas não suficiente
Manuela Carneiro da Cunhaquestões literárias
Nós e eles
Em dois novos romances, a vulgaridade sombria do Brasil sob o governo Bolsonaro
Alejandro Chacoffficção
Escarlatina
Eu tinha aprendido a combater, olho por olho, a indiferença da gente grande
Marilene Felintodespedida
Monteiro Lobato da minha infância
Cresci sentindo imensa compaixão por Tia Nastácia
Itamar Vieira Junioresquina
tribuna da filantropia
A mentira na caixa de sapatos
O equívoco fatal dos artistas que trabalharam de graça para Flordelis
Jerônimo Teixeiradiário
Nada é mais antigo que o passado recente
Um escritor conta sobre os 143 processos movidos contra ele por pastores da Igreja Universal
J.P. Cuencacriaturas marítimas
Esqueletos brancos
Os recifes de coral brasileiros vão sobreviver ao caos climático?
Herton Escobarcolaboradores
Pieter Huys (c. 1519-86) [Capa], pintor renascentista flamengo nascido na Bélgica. Colaboração de Caio Borges.
Malu Gaspar [“Quem é feliz não pega Covid”, p. 6], repórter da piauí e apresentadora do podcast Foro de Teresina, é autora de A Organização: A Odebrecht e o Esquema de Corrupção que Chocou o Mundo (Companhia das Letras).
Olegário Ribamagem [The BolsozApp Herald, p. 13] é sócio-fundador da rede social mais vazada do Brasil. Seus ghost-writers são Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores do The piauí Herald.
Roberto Simon [O Brasil contra a democracia, p. 16] é jornalista e analista internacional, mestre em políticas públicas pela Kennedy School da Universidade Harvard. O texto é um capítulo do livro
O Brasil Contra a Democracia: A Ditadura, o Golpe no Chile e a Guerra Fria na América do Sul, a ser lançado neste mês pela Companhia das Letras.
Rafael Calça [Cartuns a partir da p. 18] é roteirista de histórias em quadrinhos e ilustrador. Publicou Jeremias: Pele (Panini), em coautoria com Jefferson Costa, HQ vencedora do Jabuti em 2019.
Benamê Kamu Almudras [Parece revolução, mas é só neoliberalismo, p. 24], sob pseudônimo, é docente de graduação e de pós-graduação em uma universidade pública de São Paulo.
Allan de Abreu [“Eu vivo no compatível”, p. 28], repórter da piauí, é autor dos livros O Delator e Cocaína: A Rota Caipira (ambos pela Record).
J.P. Cuenca [Nada é mais antigo que o passado recente, p. 32] é escritor e diretor de cinema. Publicou Descobri que Estava Morto (Tusquets), eleito o melhor romance de 2017 pelo Prêmio Literário Biblioteca Nacional. Foto de Egberto Nogueira.
Andrício de Souza [O que é que você tem?, p. 38], cartunista, publicou o livro de quadrinhos O Intestino Eloquente (Espirro).
João Moreira Salles [A fronteira é um país estrangeiro, p. 40], documentarista, é editor fundador da piauí. Dirigiu Santiago, Entreatos, Notícias de uma Guerra Particular e Nelson Freire, entre outros. Ilustração de Gidalti Moura Jr. Vinhetas de Carla Caffé.
Edição de texto de Denise Pegorim.
Manuela Carneiro da Cunha [Paz entre agronegócio e direitos indígenas?, p. 52] é antropóloga, professora titular aposentada da USP e professora emérita da Universidade de Chicago.
Herton Escobar [Esqueletos brancos, p. 58], jornalista especializado em ciência e meio ambiente, é repórter do Jornal da USP.
Jerônimo Teixeira [A mentira na caixa de sapatos, p. 64], jornalista e escritor, é colunista da Época online. Publicou o romance
Os Dias da Crise (Companhia das Letras).
Alejandro Chacoff [Nós e eles, p. 68], escritor, ensaísta e crítico literário da piauí, é autor do romance Apátridas (Companhia das Letras).
Marilene Felinto [Escarlatina, p. 72] é escritora e tradutora. Publicou, entre outros, As Mulheres de Tijucopapo e Contos Reunidos (ambos edição da autora). Ilustração de Ana Cardoso.
Maria Esther Maciel [Pequena enciclopédia dos seres híbridos, p. 74] é escritora, professora de literatura na UFMG e diretora da revista Olympio: Literatura e Arte. Publicou Longe, Aqui. Poesia Incompleta 1998-2019 (Quixote). Trechos do livro Pequena Enciclopédia de Seres Comuns, a ser lançado em breve pela Todavia. Ilustrações de Julia Panadés.
Itamar Vieira Junior [O Monteiro Lobato da minha infância, p. 78] é escritor, geógrafo e doutor em estudos étnicos e africanos pela UFBA. Com o romance Torto Arado (Todavia) ganhou os
prêmios Oceanos, LeYa e Jabuti na categoria romance.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.