vultos da república
A viagem do vagão
Como Eduardo Bolsonaro acabou virando quase tudo o que não era
Thais Bilenkyanais da Justiça
A ilusão da Lava Jato
Foi um erro concentrar em operações judiciais toda a luta contra a corrupção
Rubens Glezeranais da imprensa
O transatlântico e a lancha
Como o New York Times e a New Yorker revelaram os crimes sexuais do produtor Harvey Weinstein
Branca Viannadespedida
Para salvar a juventude!
Rondônia tem razão: chega de livros que afrontam o cidadão de bem
Antonio Pratavultos da literatura
Triste nos trópicos
A visita de Albert Camus ao Brasil em 1949
Alejandro Chacoffquestões científicas
A beleza e a evolução
O extravagante esplendor do reino animal não pode ser explicado apenas pela seleção natural – então, como foi que ele surgiu?
Ferris Jabresquina
história pessoal
O escritor e o acrobata
Somos todos artistas de circo à beira da queda
Arnon Grunbergchegada
Varre, varre, vassourinha
Nasce a primeira pista de curling da América Latina
Christian Carvalho Cruzcolaboradores
Caio Borges [Capa] é artista gráfico e sócio do Estúdio Onze. Ilustrou o livro De A a Z Eróticas, de Sheila Hafez, pelo selo Laranja Original da editora Neotropica.
Christian Carvalho Cruz [Varre, varre, vassourinha, p. 8] é jornalista, autor do livro de reportagens Entretanto Foi Assim que Aconteceu, da Arquipélago Editorial, e mantém um blog com histórias e retratos de pessoas anônimas, o Trombadas (medium.com/trombadas).
OleGuedes RibaMickey [The BolsozApp Herald, p. 15] é fiador e mascote da BolsoDisney. Seu ghost-writer é Roberto Kaz, repórter da piauí e autor de O Livro dos Bichos, editado pela Companhia das Letras.
Thais Bilenky [A viagem do Vagão, p. 18] é repórter da piauí. Foto de Diego Bresani.
Adão Iturrusgarai [Cartuns a partir da p. 20], cartunista e ilustrador, edita o blog A Vida Como Ela Yeah e publica na Folha de S.Paulo.
Rubens Glezer [A ilusão da Lava Jato, p. 28] é professor de direito constitucional, teoria do direito público e introdução ao estudo do direito na FGV de São Paulo. Coordena o centro de pesquisa Supremo em Pauta, dedicado ao estudo do STF. Ilustração de Caio Borges.
Higor Carvalho [No coração do medo, p. 32] é arquiteto e urbanista brasileiro que morava em Wuhan para estudar mandarim e fazer pesquisa de doutorado. Integrou o grupo de brasileiros repatriados pelo governo para prevenir a contaminação por coronavírus.
Pedro Franz [Atlas, p. 38] é ilustrador e artista visual. A HQ é uma adaptação para os quadrinhos de um capítulo do romance Minha Madrid, do próprio artista, lançado pela plataforma par(ent)esis.
Branca Vianna [O transatlântico e a lancha, p. 40], linguista e intérprete simultânea, é fundadora e presidente da Rádio Novelo
e apresentadora do podcast Maria Vai com as Outras, da piauí.
Alejandro Chacoff [Triste nos trópicos, p. 46], escritor, ensaísta e crítico literário da piauí, publicará neste mês seu romance de estreia, Apátridas, pela Companhia das Letras. Ilustração de Kleber Sales.
Ferris Jabr [A beleza e a evolução, p. 50] é colaborador da New York Times Magazine, na qual o texto foi originalmente publicado. Tradução de Sergio Tellaroli.
Arnon Grunberg [O escritor e o acrobata, p. 58], escritor holandês radicado em Nova York, decidiu se juntar a uma pequena trupe de circo em Amsterdã durante uma temporada de fim de ano e conta como foi a experiência. Publicou Tirza e O Homem Sem Doença pela editora Rádio Londres. Tradução de Mariângela Guimarães.
Leonardo Gandolfi [Robinson Crusoé e seus amigos, p. 62] é poeta e professor de literatura portuguesa na Universidade Federal de São Paulo. Publicou os livros A Morte de Tony Bennett, pela editora Lumme, e Escala Richter, pela 7Letras. Ilustração de Giorgia Massetani.
Antonio Prata [Para salvar a juventude!, p. 66], escritor e cronista, escreve aos domingos na Folha de S.Paulo. Publicou as coletâneas de crônicas Trinta e Poucos e Nu de Botas pela Companhia das Letras.
Ilustração de Esquinas por Andrés Sandoval.