_164
Maio 2020tempos da peste
Dentro do pesadelo
O governo Bolsonaro e a calamidade brasileira
Fernando de Barros e Silvatempos da peste
Enigmas das pandemias
O que sabemos – e o que ainda é mistério – sobre a gripe espanhola, o comportamento social em catástrofes e o papel do acaso na história
Rafael Cariellotempos da peste
Uma biografia improvável
O que são vírus – esses parasitas que nos deram nada menos que 8% do nosso DNA
Roberto Kaztempos da peste
O levante
Como nasceu a inédita mobilização que, em questão de dias, forçou o governo a pagar uma renda básica aos mais pobres
Alessandra Orofinotempos da peste
Tem cloroquina?
Um balconista de farmácia conta seu dia a dia durante a pandemia
Sandro Aurélioquestões midiáticas
O que move a CNN Brasil
Com dois sócios que sempre estiveram ao lado do poder, a nova emissora tenta mostrar que pode ser independente
Fabio Victortempos da peste
Meu pirão primeiro
O empenho dos líderes evangélicos para cobrar o dízimo em plena quarentena
Thais Bilenkytempos da peste
Isolamento à beira-mar
Como idosos lidam com a pandemia num prédio de Copacabana
Armando Antenoretempos da peste
A peça-chave
Com tanta gente, tanta desigualdade e tanta desorientação política, o Brasil ainda tem uma vantagem na pandemia: o SUS
Mariana Socaltempos da peste
Volta ao mundo
O efeito apocalíptico do vírus na Índia, na Nicarágua e no Equador
Arundhati Roy, Wilfredo Miranda Aburto e Arturo Torrespoesia
Balada exasperada
“O rei sem coroa/com sua língua obscena/invoca Deus e o Diabo”
Fabrício Corsalettiesquina
tempos da peste
O medo nos trilhos
Um ensaio fotográfico dentro do metrô de São Paulo
Egberto Nogueiracolaboradores
Nadia Khuzina [Capa] é artista russa.
Nei Lopes [Na companhia dos orixás, p. 7], compositor e escritor, é autor da trilha sonora do musical Bilac Vê Estrelas, Prêmio Shell em 2016. Publicou O Preto que Falava Iídiche pela editora Record.
Olegário Ribamar [The BolsozApp Herald, p. 13] é o sócio-fundador da rede social menos aquecida do Brasil. Seu ghost-writer é Roberto Kaz.
Fabio Victor [O que move a CNN Brasil, p. 16] é repórter da piauí.
Caco Galhardo [Cartuns a partir da p. 18], cartunista e roteirista, lançou a coletânea Cinco Mil Anos: E (Quase) Todas as Tiras, pela Companhia das Letras.
Fernando de Barros e Silva [Dentro do pesadelo, p. 26] é repórter da piauí e apresentador do Foro de Teresina. Ilustração de Nadia Khuzina.
Egberto Nogueira [O medo nos trilhos, p. 32], sociólogo e fotojornalista, é colaborador da piauí desde a primeira edição e fundador da Ímã Foto Galeria.
Rafael Cariello [Enigmas das pandemias, p. 38] é editor da piauí.
Roberto Kaz [Uma biografia improvável, p. 44], repórter da piauí, é autor de O Livro dos Bichos, publicado pela Companhia das Letras. Ilustração de Vito Quintans.
Mariana Socal [A peça-chave, p. 50], médica neurologista e doutora em saúde pública, é cientista na Universidade Johns Hopkins.
Alessandra Orofino [O levante, p. 54], economista formada pela Universidade Columbia com especialização em direitos humanos, é diretora executiva da ONG Nossas e diretora-geral do programa Greg News. Ilustração de Beto Nejme.
Thais Bilenky [Meu pirão primeiro, p. 60] é repórter da piauí.
Armando Antenore [Isolamento à beira-mar, p. 66] é editor da piauí. Ilustração de Fabrizio Lenci.
Sandro Aurélio [Tem cloroquina?, p. 70] é formado em jornalismo e trabalha em uma farmácia no Rio de Janeiro. Foto de Ricardo Borges.
Arundhati Roy [A pandemia é um portal, p. 74], escritora indiana, é autora de O Deus das Pequenas Coisas, da Companhia das Letras. Texto originalmente publicado no Financial Times. Tradução de Heloisa Jahn. Ilustração de Caio Borges.
Wilfredo Miranda Aburto [O presidente sumiu, p. 76] é jornalista nicaraguense. Tradução de Sergio Molina e Rubia Goldoni.
Arturo Torres [À procura dos mortos, [p. 78], jornalista equatoriano, é editor do portal jornalístico Código Vidrio e autor de El Juego del Camaleón: Los Secretos de las Farc em Ecuador, da editora Eskeletra. Tradução de Sergio Molina e Rubia Goldoni.
Martha Batalha [Volta, Carlinhos, p. 80] é escritora, editora e jornalista, autora dos romances A Vida Invisível de Eurídice Gusmão e Nunca Houve um Castelo, da Companhia das Letras. Ilustração de Roberto Negreiros.
Robert Macfarlane [Os subterrâneos, p. 82], professor e escritor, é autor de Montanhas da Mente: História de um Fascínio, da editora Objetiva. O artigo integra o livro The Underland: A Deep Time Journey, da editora Hamish Hamilton. Tradução de Caetano Galindo.
Fabrício Corsaletti [Balada exasperada, p. 90] é poeta e tradutor. Publicou Esquimó e Baladas pela Companhia das Letras. Ilustração de DW Ribatski.
Miriam Alves [Na companhia de Maréia, p. 94], poeta e escritora. Seu livro mais recente é o romance Maréia, da editora Malê. Ilustração de Ronaldo Martins.
Ilustrações de Quarentena por Andrés Sandoval.