anais da democracia brasileira
Uma cidade exemplar
Como anda nossa vida cívica no mês das eleições
João Moreira Sallesmanuscrito inédito
O pranto dos livros
Texto de 17 de janeiro de 1997, extraído de um dos quase cem cadernos deixados pelo autor de Formação da Literatura Brasileira
Antonio Candidoanais da tragédia brasileira I
Do carvão às cinzas
Causas e efeitos do incêndio no Museu Nacional
Bernardo Esteves e Roberto Kazquestões de gênero
Minha fraqueza
Anotações desordenadas sobre a condição feminina
Margarita García Robayocarta do Iraque
O Alcorão de Sangue
À procura do livro sagrado escrito com a hemoglobina de Saddam Hussein
Emmanuel Carrère e Lucas Mengetquestões psicodélicas
Uma viagem de psilocibina
Eu tinha decidido me entregar a esse grande cogumelo
Michael Pollanpoesia
O último turno
O poeta que fez de Detroit e dos operários da indústria automobilística um tema maior da lírica norte-americana
Philip Levinechegada
Sra. Hillary ou Sra. Clinton?
Sobre as consequências de não chamar as mulheres pelo sobrenome
Fernanda Ezabellaesquina
questões da pós-verdade
O romance autobiográfico
Que livro eu levaria para uma ilha deserta?
Alejandro Zambraficção
O limpador de ouvidos
Desde que meti a chave na fechadura tudo começou a fazer sentido
Bernardo Carvalhodespedida
Não chore ainda não
A morte e a ressurreição do bar que homenageia Chico Buarque
Mônica Manircolaboradores
Angeli [Capa] é cartunista e colaborador da piauí. Publicou a coletânea Todo Bob Cuspe pela Companhia das Letras.
Fernanda Ezabella [Sra. Hillary ou sra. Clinton?, p. 8] é correspondente da Folha de S.Paulo em Los Angeles.
João Moreira Salles [Uma cidade exemplar, p. 16] é documentarista e editor da piauí. Dirigiu os filmes No Intenso Agora, Santiago, Entreatos e Nelson Freire, pela VideoFilmes. Fotografia de Cristiano Mascaro.
Carla Caffé [Desenhos de peças do Museu Nacional atingidas pelo incêndio, a partir da p. 18] é arquiteta e diretora de arte para cinema, televisão e teatro.
Cristiano Mascaro [Os tricordianos, p. 30] é fotógrafo, mestre e doutor em comunicação visual pela USP. Publicou, entre outros livros, Cidades Reveladas e Portugal, ambos pela editora Bei. Paulo Morais colaborou no portfólio com fotos adicionais.
Bernardo Esteves [Do carvão às cinzas, p. 40], jornalista da piauí, é autor do livro Domingo é Dia de Ciência, da Azougue Editorial. Roberto Kaz, coautor da reportagem, é jornalista da piauí e autor do Livro dos Bichos, da Companhia das Letras.
Antonio Candido de Mello e Souza (1918-2017) [O pranto dos livros, p. 50] foi ensaísta, sociólogo, crítico literário e professor de literatura. Publicou, entre outros livros, A Educação pela Noite e
O Discurso e a Cidade, ambos pela Ouro sobre Azul. Foto de Cristiano Mascaro.
Margarita García Robayo [Minha fraqueza, p. 52] é escritora colombiana radicada em Buenos Aires, autora de Usted Está Aquí, publicado pela Montacerdos. Tradução de Sérgio Molina e Rubia Goldoni. Ilustração de Laura Athayde.
Emmanuel Carrère [O Alcorão de sangue, p. 58], escritor, roteirista e diretor de cinema, é autor de O Reino, da Alfaguara. Lucas Menget, coautor do texto, é editor da rádio France Info, foi correspondente no Oriente Médio e codirigiu o documentário Bagdad, Chronique d’une Ville Emmurée.Texto originalmente publicado na revista XXI. Tradução de André Telles.
Michael Pollan [Uma viagem de psilocibina, p. 68], jornalista norte-americano, dá aulas de escrita de não ficção na Universidade Harvard e de jornalismo em Berkeley, na Universidade da Califórnia. Trecho do livro Como Mudar sua Mente: O que a Nova Ciência das Substâncias Psicodélicas Pode nos Ensinar sobre Consciência, Morte, Vícios, Depressão e Transcendência, a ser lançado pela editora Intrínseca em novembro. Tradução de Rogerio Galindo e Rosiane Correia de Freitas.
Bernardo Carvalho [O limpador de ouvidos, p. 74] é escritor, autor de Simpatia pelo Demônio. O conto foi escrito a convite da Feira do Livro do Porto, em agosto deste ano. Ilustração de Pedro Franz.
Philip Levine (1928-2015) [O último turno, p. 80] foi um poeta norte-americano. Os poemas integram o livro The Last Shift, da editora Knopf, inédito no Brasil. Tradução de Caetano Galindo.
Alejandro Zambra [O romance autobiográfico, p. 87] é escritor, poeta e ensaísta chileno. Publicou o romance Múltipla Escolha, pela Tusquets. O texto integra o livro de ensaios Tema Libre, a ser lançado este mês no Chile. Zambra estará em São Paulo no dia 24 de outubro para participar do ciclo de conferências Fronteiras do Pensamento ao lado de Javier Cercas. Tradução de Miguel del Castillo.
Mônica Manir [Não chore ainda não, p. 90] é jornalista com mestrado e doutorado em bioética. Fotografia de Egberto Nogueira.
Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.